terça-feira, 13 de novembro de 2007

Regras.

Índice1 - Objetivo2 - Como se Vence um Duelo3 - A Preparação4 - A Arena de Duelos5 - Os Cards6 - Cadeias7 - Fases do Duelo8 - Construção do Deck
OBJETIVO
O objetivo de Yu-Gi-Oh! ESTAMPAS ILUSTRADAS é vencer uma Partida contra seu oponente.
Uma Partida consiste em 3 Duelos. Cada uma das batalhas de cards disputadas contra um oponente na qual se determine uma vitória, derrota ou empate é chamada de Duelo.
VITÓRIAO jogador que for o primeiro a vencer 2 Duelos numa Partida ou conseguir 1 vitória e 2 empates é declarado o VENCEDOR.
EMPATESe os resultados dos Duelos forem 1 vitória, 1 derrota e 1 empate ou 3 empates considera-se que a Partida terminou num EMPATE.

COMO SE VENCE UM DUELO
O resultado de um Duelo é decidido de acordo com as seguintes Regras Oficiais:
- Cada jogador inicia um Duelo com 8000 Pontos de Vida.
- Os Pontos de Vida diminuem como resultado do cálculo do dano após a batalha (ver Etapa de Avaliação do Dano). Você vence um duelo se reduzir os Pontos de Vida do oponente a zero. Se seu oponente reduzir os seus pontos de vida a zero, VOCÊ é quem perde!
- Se os dois jogadores chegarem a 0 Pontos de Vida ao mesmo tempo, o Duelo é declarado um EMPATE.
- Se acabarem os cards do Deck de qualquer um dos duelistas durante um Duelo, aquele que não puder comprar um card PERDE. Tendo isto em mente, um bom duelista deverá fazer valer cada card.
- Se em um dado momento durante o Duelo tiver os seguintes cards em sua mão, você o vence instantaneamente:
• Perna Esquerda de "O Proibido"• Perna Direita de "O Proibido"• Braço Direito de "O Proibido"• Braço Esquerdo de "O Proibido"• Exodia, "O Proibido"
A PREPARAÇÃO
Preparando seu Deck
Este Deck Inicial contém todos os cards necessários para desafiar um oponente para um Duelo. A seguir encontram-se algumas regras básicas para a preparação de um Deck.
O Deck usado para duelar deverá conter um mínimo de 40 cards. Fora este limite mínimo, seu Deck pode conter tantos cards quantos você quiser incluir.
Além do Deck de Duelo, pode-se ter também um também Deck Auxiliar, composto de 15 cards adicionais colocados numa pilha separada. O Deck Auxiliar pode ser usado para modificar seu Deck de Duelo, para adaptá-lo melhor à estratégia que você quiser usar durante uma Partida.
Entre os Duelos, pode-se trocar qualquer card do Deck Auxiliar com qualquer card do Deck – desde que se mantenha o Deck de Duelo com o mesmo número de cards que tinha no início da Partida.
O Deck Auxiliar que você criar tem que conter exatamente 15 cards no início de cada Partida, ou seja, se você não tiver cards suficientes para criar um Deck Auxiliar de 15 cards, você não pode usá-lo.
NOTA: Este Deck Inicial contém 50 cards, por isso só serão necessários mais 5 para criar um Deck Auxiliar.
Em uma Partida, o Deck e o Deck Auxiliar combinados não podem conter mais de 3 cópias do mesmo card.
Decorrer do Duelo
De acordo com as Regras Oficiais, um Duelo é conduzido do seguinte modo:
Antes de se iniciar um Duelo, cumprimente seu oponente com um aperto de mãos amigável.
Ambos os jogadores embaralham seus respectivos Decks e os entregam ao oponente para que este também o embaralhe (isto é chamado de Cortar o Deck). Os Decks são então devolvidos aos seus donos e colocados virados para baixo nas respectivas Zonas do Deck na Arena de Duelos.
Quando os jogadores usam os Cards de Monstro de Fusão, eles os colocam virados para baixo na Zona do Deck de Fusão. Um Deck de Fusão consiste em um ou mais cards exclusivamente de Monstros de Fusão, formados pela fusão de 2 ou mais monstros durante um Duelo (Monstros de Fusão).
NOTA: Os cards do Deck de Fusão não contam para o limite mínimo de 40 cards do Deck.
Cada jogador mostra ao oponente que o seu Deck Auxiliar tem exatamente 15 cards (os cards podem ser contados virados para baixo). Quando se efetuam trocas entre o Deck e o Deck Auxiliar, os jogadores devem contar os cards do Deck Auxiliar novamente para provar que o Deck mantém o mesmo número de cards.
Para o primeiro Duelo da Partida, decide-se quem joga primeiro lançando uma moeda.
Quem vencer o cara-ou-coroa pode escolher se vai começar ou não. Para os Duelos seguintes, cabe ao derrotado no último Duelo decidir quem começa. Se o Duelo anterior terminou empatado, repita o cara-ou-coroa para determinar quem começa no próximo Duelo.
Por último, cada jogador compra 5 cards do topo dos seus respectivos Decks. Quando os jogadores estiverem com 5 cards na mão, o Duelo tem início, seguindo as regras das Fases de um Duelo.
Comportamento ao Duelar
Lembre-se dos seguintes códigos de conduta ao enfrentar um oponente:
Declare sempre cada movimento em voz alta e clara, antes de executar qualquer jogada.
Seu oponente tem o direito de saber o que há em seu Cemitério e o número de cards na sua mão. Se lhe for perguntado, você é obrigado a responder sinceramente.
Nunca toque nos cards de um oponente sem lhe pedir permissão.
Antes de aprender como se desenrola um turno de Yu-Gi-Oh!, é importante ter uma compreensão completa da Arena de Duelos e dos cards. Compreender como funciona cada tipo de card o ajudará a planejar estratégias para assegurar uma saída vitoriosa da Partida!
A ARENA DE DUELOS
Cada card que é jogado ou descartado é colocado na Arena de Duelos. O exemplo abaixo mostra onde colocar os Decks de Yu-Gi-Oh! e os cards que são trazidos à arena durante uma Partida.
A. Zona dos Cards de Campo
Os Cards de Magia de Campo são jogados aqui. Apenas 1 Card de Magia de Campo pode estar em jogo a cada dado momento,
B. Zona dos Cards de Monstro
Os Cards de Monstro podem ser Invocados (com a face voltada para cima) ou Baixados (com a face voltada para baixo) nos 5 espaços da Zona de Cards de Monstro, segundo as regras da Fase Principal 1.
IMPORTANTE! A Zona de Cards de Monstro tem um LIMITE DE 5 CARDS. Uma vez ocupados os 5 espaços desta Zona, nenhum outro Card de Monstro pode ser invocado ou baixado até que exista um espaço vazio na Zona de Cards de Monstro.
C. Zona do Deck de Fusão
Quando se joga com Cards de Monstros de Fusão, coloca-se o Deck de Fusão virado para baixo neste local (Cards de Monstros de Fusão.
D. Cemitério
Quando os cards são destruídos, eles são descartados para este local, com a face voltada para cima. O conteúdo dos Cemitérios é de conhecimento público, e os duelistas podem consultá-los a qualquer instante. É necessário obter a permissão do oponente antes de olhar os cards no Cemitério dele.
E. Zona dos Cards de Magia & Armadilha
Os Cards de Magia e de Armadilha podem ser ativados (de face para cima) ou Baixados (de face para baixo) nos 5 espaços da Zona dos Cards de Magia e Armadilha, seguindo as regras da Fase Principal 1.
IMPORTANTE! A Zona dos Cards de Magia e Armadilha tem um LIMITE DE 5 CARDS. Uma vez ocupados os 5 espaços da Zona dos Cards de Magia e Armadilha, nenhum outro Card de Magia (exceto Cards de Magia de Campo) NEM Card de Armadilha poderá ser ativado ou Baixado até que haja um espaço livre na Zona dos Cards de Magia e Armadilha. Este LIMITE DE 5 CARDS inclui os seus próprios Cards de Magia de Equipamento usados para equipar Cards de Monstro de seu oponente.
F. Zona do Deck
Coloca-se aqui o Deck, virado para baixo. O Deck Auxiliar não é colocado na Arena de Duelos.
Yu-Gi-Oh! ESTAMPAS ILUSTRADAS também pode ser jogado sem uma Arena de Duelos impressa, desde que se coloquem os cards e Decks nas posições indicadas.
OS CARDS
Em YU-GI-OH! são usados três tipos principais de cards: Cards de Monstro, Cards de Magia e Cards de Armadilha. Além disso, cada tipo de card é dividido em mais sub-categorias. Por agora, leia apenas a descrição dos cards. Depois de se familiarizar com as Fases do Duelo, você compreenderá o papel específico de cada card.
IMPORTANTE!Sempre que as regras deste manual entrarem em conflito com as regras descritas num card de YU-GI-OH!, siga as regras no card.
Uma Rápida Explicação Sobre os Termos de Jogo
Ativar – Sempre que quiser usar os efeitos de um Card de Magia, Card de Armadilha e Card de Monstro de Efeito, você precisa "ativar" o efeito do card. Quando se ativa o efeito de um card, ele é imediato.
Baixar – O ato de colocar um card virado para baixo na arena chama-se Baixar. O efeito de um card Baixado não é ativado de imediato. Um Card de Monstro Baixado não é considerado com tendo sido invocado até que seja Revelado (voltado com a face para cima). Um monstro Baixado tem de ser colocado HORIZONTALMENTE, em Modo de Defesa com a face voltada para baixo (os monstros invocados costumam ser colocados VERTICALMENTE, em Modo de Ataque, com a face voltada para cima). Os Cards de Magia e de Armadilha que forem Baixados, são colocados na arena em posição vertical.
A Arena – Ao longo destas regras, e nos próprios textos dos cards, a Zona dos Cards de Monstro, a Zona dos Cards de Magia e Armadilha e a Zona dos Cards de Campo serão conjuntamente chamadas de arena.
Destruído – Um card que for destruído é enviado para o Cemitério.
Removido de Jogo – Um card removido de jogo NÃO é enviado para o Cemitério. Ao invés disso, ele é colocado de lado e não pode voltar ao Duelo que está em andamento.
Cards de Monstro
A . Cards de Monstros Normais
Um Card de Monstro é o card básico que é usado para atacar seu oponente. Os Cards de Monstro estão divididos em categorias por Tipo e Atributo. Existem 20 Tipos diferentes e 6 Atributos diferentes. Os Tipos e Atributos afetam a habilidade de cada monstro para o Ataque e para a Defesa.
A força geral de um monstro é indicada pelo seu Nível (o número de estrelas no canto superior direito do Card de Monstro). Um Card de Monstro tem o fundo AMARELO.
Tipos: Dragão * Feiticeiro * Zumbi * Guerreiro * Guerreiro Bestial * Besta * Besta Alada * Demônio * Fada * Inseto * Dinossauro * Réptil * Peixe * Serpente Marinha * Máquina * Trovão * Aqua * Piro * Rocha * Planta
Atributos: Terra * Água * Fogo * Vento * Luz * Trevas
REGRAS para CARDS DE MONSTRO NORMAIS
Os Cards de Monstro Normais são usados principalmente para Atacar e Defender, embora também possam ser usados como Tributos, para pagar um custo ou como parte de uma Fusão (Cartas de Monstros de Fusão, abaixo). Veja o parágrafo Fase Principal 1 para obter detalhes sobre como colocar os Cards de Monstro em jogo.
B. Cards de Monstros de Fusão
"Fusão" significa usar 2 ou mais Cards de Monstro juntamente com o Card de Magia "Polimerização" para criar um novo monstro, que será representado por um Card de Monstro de Fusão.
Cada Card de Monstro de Fusão contém a indicação dos monstros necessários para a sua criação (Monstros para Fusão), e é identificado como "Fusão" logo depois de seu Tipo. Os Cards de Monstro de Fusão têm fundo VIOLETA.
REGRAS DE JOGO para CARDS DE MONSTRO de FUSÃO
Se durante o turno, você tiver na mão ou na arena o Card de Magia "Polimerização" e os Monstros para Fusão requeridos para formar um Monstro de Fusão, você poderá realizar uma Fusão como uma Invocação Especial, ativando a "Polimerização".
Quando realizar uma Fusão, selecione o Card de Monstro de Fusão apropriado do Deck de Fusão e coloque-o com a face voltada para cima num espaço livre da Zona dos Cards de Monstro, em Modo de Ataque ou em Modo de Defesa. Os 2 (ou mais) Cards de Monstros para Fusão que foram utilizados, assim como o Card de Magia "Polimerização" usado para realizar a Fusão, são então destruídos.
Quando um Monstro de Fusão for destruído, ele é enviado para o Cemitério. Se um Card de Monstro de Fusão for devolvido para a sua mão, ao invés disso coloque-o no Deck de Fusão.
NOTA: Já que uma "Fusão" é considerada uma Invocação Especial, o card estará imune a cards como "Buraco Armadilha". Além disso, pelo mesmo motivo, é possível Invocar normalmente ou Baixar outro monstro no mesmo turno.
Exemplo:
Os Monstros para realizar a Fusão do "Dragão do Fogo Negro" estão na arena ("Grama-Fogo ") e na sua mão ("Dragão Pequeno"), e o card "Polimerização" também está na sua mão. Declare que irá realizar uma Fusão e coloque a "Polimerização" na Zona de Cards de Magia e Armadilha.
Selecione o " Dragão do Fogo Negro" do Deck de Monstros de Fusão e coloque-o num espaço livre da Zona de Cards de Monstro. Lembre-se que ao invocar um monstro para a arena deste modo, essa é considerada uma Invocação Especial e isso permite que ainda se Baixe ou se realize uma Invocação Normal no mesmo turno.
Uma vez concluída a Fusão, os cards usados – "Grama-Fogo", "Dragão Pequeno" e "Polimerização" – são todos colocados no Cemitério.
Deck de Fusão
Um Deck de Fusão é um conjunto de Cards de Monstros de Fusão que resultam de uma Fusão bem sucedida. Quando uma Fusão é realizada, os Monstros de Fusão não são comprados aleatoriamente, mas sim escolhidos do Deck de Fusão. O Deck de Fusão deve sempre ser mantido separado do Deck e colocado virado para baixo na Zona do Deck de Fusão na Arena de Duelo. Lembre-se que os cards do Deck de Fusão não contam para o limite mínimo de 40 cards do Deck.
C. Cards de Monstros de Ritual
Este Deck Inicial NÃO CONTÉM Cards de Monstros de Ritual.
Um Card de Monstro de Ritual é um monstro especial que pode ser invocado para a arena apenas quando se tem, na mão ou na arena, um Card de Magia de Ritual e os Cards de Monstro necessários para atender as condições de Tributo descritas no Card de Magia de Ritual. Os Cards de Monstros de Ritual têm o fundo AZUL.
NOTA: Os Cards de Monstros de Ritual são incluídos no Deck, NÃO no Deck de Fusão. Assim sendo, contam para o limite mínimo de 40 cards do Deck.
REGRAS DE JOGO para CARDS DE MONSTROS DE RITUAL
Durante o turno, tendo um Card de Monstro de Ritual em sua mão e o Card de Magia de Ritual específico mencionado no Card de Monstro de Ritual (na mão ou na arena), assim como os Cards de Monstro requeridos como Tributo, você poderá realizar uma Invocação por Ritual, ativando o Card de Magia de Ritual. Siga as instruções impressas no Card de Magia de Ritual.
O Card de Monstro de Ritual é então colocado com a face voltada para cima num espaço livre da Zona de Cards de Monstro, em Modo de Ataque ou em Modo de Defesa. Os monstros usados como Tributo e o Card de Magia de Ritual usado para realizar a Invocação por Ritual são então destruídos.
Quando um Monstro de Ritual é destruído, ele é enviado para o Cemitério. Se um Card de Monstro de Ritual for devolvido para sua mão, você não poderá colocá-lo na arena novamente sem realizar uma outra Invocação por Ritual.
Invocar um monstro para a arena deste modo é considerado uma Invocação Especial e permite ao jogador realizar, no mesmo turno, uma Invocação Normal ou Baixar outro monstro.
D. Cards de Monstros de Efeito
Os Cards de Monstros que possuem efeitos mágicos são chamados de Cards de Monstros de Efeito. A gama de Efeitos está dividida nos tipos listados na próxima página. Para obter detalhes relacionados com os efeitos, verifique as instruções impressas em cada card individual. Os Cards de Monstros de Efeito têm fundo LARANJA.

I. Revelar
Monstros com Efeitos de Revelação são facilmente identificados pela palavra "REVELE" no início da descrição do card. O efeito do monstro é ativado quando o card é Revelado (tem sua face voltada para cima). O efeito também é ativado se o card for Revelado como resultado de um Card de Magia ou Armadilha ou do ataque de outro monstro. Se um Monstro com Efeito de Revelação for destruído depois de ter sido ativado, o Efeito de Revelação é aplicado ANTES que o card seja destruído.
IMPORTANTE! Se um monstro com Efeito de Invocação for Invocado Normalmente ao invés de Baixado, o seu efeito NÃO será ativado.
II. Efeito Contínuo
Enquanto este Card de Monstro estiver na arena com a face voltada para cima, o seu efeito permancerá ativo. Quando o monstro tiver sua face voltada para baixo, o seu efeito deixa de ser ativo.
III. Efeito de Custo*
Você tem de descartar sua mão ou pagar Pontos de Vida para ativar este card. Os custos variam de um card para outro, portanto não se esqueça de ler as instruções impressas em cada card.
IV. Efeito Desencadeado – Estes cards são ativados quando você causa Dano Direto aos Pontos de Vida de um oponente, ou quando é preenchido um requisito específico indicado no próprio texto do card.
V. Efeito Multi-Desencadeado* - São Cards de Monstros de Efeito especiais, que podem ser ativados mesmo durante o turno de seu oponente.
* Estes tipos de Monstros de Efeito serão incluídos em futuros lançamentos de YU-GI-OH! e não aparecem neste Deck Inicial.
E. Fichas de Monstro
As Fichas de Monstro são usadas NO LUGAR DE Cards de Monstro. As fichas representam os monstros que aparecem na arena como resultado da ativação de um card. Como não são cards, estes monstros não são incluídos no Deck.
Use moedas ou um objeto semelhante (desde que possa ser virado/revelado para indicar Posição de Ataque [cara] ou Posição de Defesa [coroa]) como Fichas de Monstros.
Quando entram em jogo, as Fichas de Monstro são colocadas na Zona dos Cards de Monstro da Arena de Duelo. Quando destruídas e/ou devolvidas para a mão de um duelista devido ao efeito de um card, as Fichas de Monstro são simplesmente removidas da Arena.
As Fichas de Monstro contam para o limite de 5 cards na Zona dos Cards de Monstro.
CARDS DE MAGIA
Há vários tipos de Cards de Magia. Os Cards de Magia só podem ser jogados durante a Fase Principal. As únicas exceções a esta regra são os Cards de Magia Rápida.
Os tipos dos Cards de Magia são identificados pelos ícones apresentados no fim desta seção. Os Cards de Magia têm o fundo VERDE.

A. Cards de Magia Normal
Os cards de Magia Normal não têm ícone. Uma vez que a magia seja ativada, o card é destruído. Eles costumam ser muito poderosos, como o card "Buraco Negro".
B. Cards de Magia Contínua *
Estes cards permanecem na arena depois de jogados e o seu efeito mágico continua até que sejam destruídos ou removidos. Geralmente, manter o efeito deste tipo de Cards de Magia envolve um custo.
C. Cartas de Magia de Equipamento
Estes cards permitem modificar a força dos monstros. Quando um destes cards entra em jogo, ele deve ser colocado de modo que sobreponha o Card de Monstro que se deseja equipar.
Normalmente, estes cards só podem ser utilizados com monstros que estiverem na arena com a face voltada para cima. Mas você pode equipar tanto os seus próprios Cards de Monstro COMO os de seu oponente com os Cards de Magia de Equipamento. Em alguns casos, certos monstros não podem ser equipados com estes cards (confira o texto de cada card).
Um monstro pode ser equipado com vários Cards de Magia de Equipamento. Contudo, os Cards de Magia de Equipamento contam para o limite de 5 cards da Zona dos Cards de Magia e Armadilha (inclusive os seus cards que estiverem ligados ao monstro de um oponente), por isso certifique-se de que usá-los com sabedoria.
D. Cards de Magia de Campo
Estes cards são utilizados para alterar as condições da arena e modificar as capacidades de Ataque e Defesa de todos os monstros na arena (dos dois duelistas) que puderem ser afetados. Eles são colocados na Zona dos Cards de Campo e não são incluídos no limite de 5 cards da Zona dos Cards de Magia e Armadilha. Eles podem ser colocados com a face voltada para baixo na Zona dos Cards de Campo, mas não serão ativados até terem sua face voltada para cima.
Só pode haver um Card de Magia de Campo na arena a qualquer instante entre os duelistas. Quando um novo Card de Magia de Campo do seu oponente for ativado, o seu Card de Magia de Campo que estava ativado antes é enviado para o Cemitério. Você NÃO PODE ativar nem Baixar um novo Card de Magia de Campo que seja seu a menos que seu card de Magia de Campo atual seja destruído por "Tempestade Pesada", etc. Além disso, se um Card de Magia de Campo for destruído e não houver outros Cards de Magia de Campo ativos na arena, a arena retorna ao seu estado inicial.
Se o Card de Magia de Campo de um jogador estiver Baixado (com a face voltada para baixo) quando um Card de Magia de Campo for destruído, o card Baixado não é ativado automaticamente. Os Cards de Magia de Campo só podem ser ativados por um jogador, mas nunca durante o turno de um oponente.
E. Cards de Magia Rápida *
Este tipo de card pode ser ativado durante uma Fase de Batalha ou durante uma Fase Principal. Se você Baixar este card, você também pode ativá-lo durante o turno de seu oponente, de modo idêntico a um Card de Armadilha Normal. Os Cards de Magia Rápida também contam para o limite de 5 cards da Zona dos Cards de Magia e Armadilha, portanto deve haver um espaço livre nesta Zona para que ele seja usado.
F. Cards de Magia de Ritual *
Estes cards são necessários para invocar um Monstro de Ritual. Após a Invocação do Monstro de Ritual, este card é destruído juntamente com o(s) monstro(s) requerido(s) como Tributo.
* Estes tipos de Cards de Magia não aparecem neste Deck Inicial.
CARDS DE ARMADILHA
Você pode Baixar estes cards na arena e ativá-los a qualquer momento após o início do turno seguinte àquele em que eles entraram em jogo, desde que as exigências para a ativação do Card de Armadilha tenham sido cumpridas. Os tipos dos Cards de Armadilha são identificados pelos ícones de cards apresentados na próxima página. Os Cards de Armadilha têm fundo ROXO.

A. Cards de Armadilha Normal
Um Card de Armadilha Normal não tem ícone. Depois de ativados, os cards deste tipo são destruídos.
B. Cards de Armadilha de Anulação *
Estes Cartas de Armadilha são ativados em resposta à Invocação de monstros ou para neutralizar os efeitos de Cards de Magia ou de Armadilha. Depois de ativados, os cards deste tipo são destruídos.
* Este Deck Inicial não contém este tipo de Card de Armadilha.C. Cards de Armadilha Contínua
Depois de ativados, estes cards permanecem em campo e o seu efeito continua até que sejam destruídos ou removidos. Geralmente, há um custo envolvido para que se mantenha o efeito deste tipo de Card de Armadilha.
Ícones dos Cards
Há 6 tipos de ícones que representam as propriedades do efeito de um Card de Magia ou de Armadilha quando ativado.

Nenhum comentário: